Missão

Nossa missão:

"Comunicar e incentivar a prática da meditação, tal como transmitida pelos ensinamentos de John Main, dentro da tradição cristã, no espírito de servir para a unidade de todos."

Num mundo que se conscientiza cada vez mais de sua necessidade de estabilidade e profundidade, a via da Meditação Cristã diz respeito a um crescente número de pessoas que  trilham com autenticidade uma senda que está enraizada na tradição cristã tanto quanto na própria experiência pessoal, e que está disponível aos homens e mulheres de hoje. É um caminho que conduz do pensamento e da imaginação à presença do Senhor Ressuscitado que habita em nossos corações. Este caminho é uma via de simplicidade e de disciplina. Através dos séculos, muitas pessoas buscaram professores que os inspirassem, e comunidades de amigos-peregrinos com quem fazer sua jornada. John Main foi um deles e a Comunidade Mundial para Meditação Cristã é uma dessas comunidades.

Dom John Main OSB

John Main, OSB

John Main (1926-1982) acreditava que a experiência contemplativa está aberta a todos e cria comunidade. Sua grande contribuição foi recuperar e re-apresentar um caminho de experiência contemplativa para as pessoas comuns dentro da tradição Cristã. Nos ensinamentos dos “Padres do Deserto”, os primeiros monges cristãos, sobre a oração pura, ele encontrou a prática do mantra. Compreendendo que esta forma de oração poderia facilitar, para muitas pessoas do mundo moderno, a busca de uma vida espiritual mais profunda, ele recomendou dois períodos regulares diários de meditação que se integrem às práticas habituais da vida cristã.

Nossa Comunidade realiza a sua missão por meio de mais de 2500 Grupos de Meditação em todo o mundo, que se reúnem semanalmente para meditar nos mais diversos locais, tais como, residências, paróquias, colégios, prisões e clínicas, em mais de 100 países. Diversos Centros de Meditação Cristã participam desta Comunidade, que encontra sua coerência nos ensinamentos de John Main.

A Comunidade integra aquilo que John Main chamava de mosteiro sem paredes. No Brasil são mais de cem grupos que se reúnem semanalmente nas mais diversas partes do país. A Comunidade Brasileira está representada no Guiding Board internacional através do Diretor de Comunicações Sr. Leonardo Winck Correa, no Comitê Executivo Internacional através da Dra. Ana Maria Seixas da Fonseca, e no Brasil conta com uma equipe de Coordenação Nacional.

WCCM BRASIL

Conheça a coordenação nacional