A Simplicidade da Meditação
Por Kim Nataraja
A marca registrada da Meditação Cristã é a sua simplicidade. A disciplina é simples; não há técnicas complicadas para aprender; não requer informações básicas extensas, equipamentos caros ou trajes especiais; pode ser praticada em qualquer lugar, por qualquer pessoa.
Deixe-me lembrá-lo da disciplina:
Sente-se. Sente-se imóvel e ereto. Feche os olhos levemente. Sente-se relaxado, mas alerta. Silenciosamente, mentalmente, comece a repetir uma única palavra. Recomendamos a palavra oração, Maranatha. Ouça-a enquanto a repete, suavemente, mas continuamente. Não pense ou imagine nada espiritual ou de outra natureza. Se pensamentos e imagens surgirem, são distrações no momento da meditação, então volte a simplesmente repetir a palavra. Medite de vinte a trinta minutos todas as manhãs e todas as noites.
A simplicidade da disciplina permite que ela seja integrada a qualquer ambiente. Há grupos em todo o mundo reunindo-se em lares, escritórios, locais de trabalho, igrejas, salões comunitários, escolas, escolas dominicais, academias de ginástica, prisões e hospitais.
Qualquer lugar razoavelmente silencioso é apropriado. Se possível, você pode criar um espaço e uma atmosfera sagrados, com música suave para acalmar a todos, talvez uma vela, flores ou um ícone como foco, mas não é essencial. A essência é manter a simplicidade.
É bom reservar um dia e horário na semana, para encontros em grupo no mesmo local. O livreto “Uma Pérola de Grande Valor”, de Laurence Freeman, traz informações valiosas sobre como organizar isso.
Às vezes, as condições locais dificultam isso. Muitas vezes, as pessoas já têm outros compromissos, como aulas de Yôga ou Tai Chi Chuan, reuniões de oração ou outros tipos de encontros. Tendo conhecimento sobre a meditação, pode ser que facilite integrá-la ao tempo de convivência de outras atividades, já que sair duas vezes por semana pode ser difícil, ou mesmo impossível. Não há absolutamente nenhuma razão para que a meditação não possa ser parte integrante desses encontros. Tudo o que é necessário é concordar em dedicar de 20 a 30 minutos à oração silenciosa, no início ou no final da sessão e que alguém concorde em iniciar e terminar o período de meditação adequadamente.
A essência da Meditação Cristã é concentrar-se, amorosa e fielmente ao seu mantra, durante todo o período da meditação. Basta dizer a sua palavra! Isso pode ser feito em qualquer lugar tranquilo e em um contexto apropriado. Tenha sempre em mente que a Meditação Cristã é uma forma de oração, não apenas uma forma de relaxamento. Como cristão, sou guiado pela minha fé, de que, ao repetir esta antiga oração cristã serei conduzido ao silêncio, no centro do meu ser, onde Cristo habita. Lá, me unirei à oração de Cristo e entrarei com Ele no fluxo de amor que flui entre o Criador e sua criação.