A virtude fundamental da oração profunda e regular

Um trecho de Laurence Freeman OSB. “Queridos Amigos,” WCCM International Newsletter, inverno de 2001.

A paz não é alcançada erradicando e destruindo o mal. Quando nos tornamos conscientes de nossos vícios – raiva, orgulho, ganância, luxúria – a tentativa de destruí-los facilmente degenera em ódio a si mesmo. Afinal, se não podemos nos amar, por que nos preocupar em amar os outros? Melhor do que destruir suas falhas é trabalhar pacientemente para implantar as virtudes – um trabalho mais lento e menos dramático, mas muito mais eficaz. E evitando os perigos da hipocrisia religiosa e da autojustiça, o trabalho cria uma personalidade de trabalho mais agradável. Escondidas em todas as nossas falhas – nossa capacidade para o mal – também estão as sementes das virtudes, muitas virtudes. O terrorista pode ter tido a semente da justiça nele antes que sua raiva e a ilusão de que ele é o instrumento da ira de Deus o tomassem. Quando conduzimos a guerra contra nós mesmos (muitos dos maiores fanáticos religiosos têm sido abnegados), corremos o risco de enormes danos colaterais: na destruição de nossas próprias sementes de virtude. Todo tipo de violência é um crime contra a humanidade porque priva o mundo de uma bondade desconhecida.
O primeiro passo para implantar as virtudes que eventualmente sobrepujarão os vícios, é estabelecer a virtude fundamental da oração profunda e regular. Por meio desse ritmo silencioso de oração, a sabedoria penetra lentamente em nossa mente e em nosso mundo. A sabedoria é o poder universal que traz o bem do mal. Como diz o livro da Sabedoria, “a esperança para a salvação do mundo está no maior número de pessoas sábias”. Os sábios sabem a distinção entre autoconhecimento e auto fixação, entre desapego e dureza de coração, entre correção e crueldade. Não há regras para a sabedoria. As regras nunca são universais. Mas a virtude é.

 

Após a meditação, um trecho do Livro da Sabedoria 8: 21-29 na Bíblia da Comunidade Cristã (Quezon City, Filipinas: Claretian Publications, 1997), p. 925.

A sabedoria supera em mobilidade tudo o que se move, permeia e permeia todas as coisas.
Ela é um sopro do poder de Deus, uma emanação de glória; nada impuro pode entrar nela. Ela é um reflexo da luz eterna, um espelho imaculado da ação de Deus e uma imagem da bondade de Deus.

Ela é apenas uma, mas a Sabedoria pode fazer todas as coisas e, ela mesma imutável, ela renova todas as coisas. Ela entra nas almas, tornando-as profetas e amigas de Deus. . .Ela é de fato mais bela que o sol e supera todas as constelações; ela supera a luz, pois a luz dá lugar à noite, mas o mal não pode prevalecer contra a Sabedoria.

 

 

 

 

 

 

 

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