Primeiros passos para a personalidade
De John Main OSB, O Espírito, PALAVRA em SILÊNCIO (Nova York: Paulist Press, 1981), pp. 37-39.
O primeiro passo para a personalidade… é permitir que sejamos amados. Foi para facilitar isso que o Espírito Santo foi enviado ao coração humano, para tocá-lo, despertá-lo, atrair nossas mentes para sua luz redentora. O envio do Espírito foi um evento de ressurreição e continua tão fresco hoje quanto naquela noite de domingo, como nos conta São João, quando os discípulos estavam juntos atrás de portas trancadas e Jesus veio, soprou sobre eles e disse: Recebam o Espírito Santo.
Nossa letargia natural e auto evasão, nossa relutância em nos permitir ser amados não são, como as portas trancadas, impedimentos ao Espírito Santo. O Espírito foi enviado ao coração humano, e ali vive o mistério divino enquanto Deus nos sustenta na existência. Mesmo no coração do homem totalmente mau, se existisse tal pessoa, o Espírito Santo ainda estaria chamando: Abba Pai, sem cessar. [. . . ]
Começamos com uma vaga consciência da agitação do Espírito em nosso coração, a presença de outra pessoa pelo qual nos conhecemos. Ao despertar para sua plena realidade, ao ouvir o nosso coração, despertamos para a prova viva da nossa fé, que justifica aquela primeira consciência obscura, aquela primeira esperança. E, como disse São Paulo aos romanos: Esta prova é a base da esperança. Tal esperança não é zombaria porque o amor de Deus inundou o mais íntimo de nosso coração através do Espírito Santo que ele nos deu.
A embriaguez da linguagem de Paulo é a embriaguez de seu despertar pessoal para a Realidade do Espírito, para a experiência da alegria liberada, pressionada e fluindo, que Jesus pregou e comunica por meio de Seu Espírito. É a embriaguez da oração.
Português Após a meditação: Hildegard de Bingen, Antífona para o Espírito Santo, em WOMEN MYSTICS, ed. Carol Lee Flinders (Nova York: HarperCollins, 1995), p. 17.
O Espírito de Deus
É uma vida que dá vida,
raiz da árvore do mundo
e vento em seus galhos.
Esfregando os pecados,
Ela esfrega óleo nas feridas.
Ela é uma vida brilhante,
atraindo todos os louvores,
tudo despertando, tudo ressuscitando.