Deus é a Alegria
A experiência de Deus é encontrada, adentrada, através da perda e do encontro. E essa experiência de alegria descoberta no encontro é Deus. Deus é a alegria. Isso é levado mais adiante na terceira parábola do Filho Pródigo (Lc 15:11-32).
Era uma vez um homem que tinha dois filhos. E o mais novo disse ao pai: ‘Dê-me a minha parte da propriedade.’ Então ele dividiu sua propriedade entre eles. Poucos dias depois, o filho mais novo transformou toda a sua parte em dinheiro e saiu de casa para um país distante, onde ele esbanjou tudo em uma vida dissoluta.
O que isso nos diz sobre o pai? O que sabemos até agora sobre o pai? Ele lhe deu sua liberdade. Obviamente, o pai nesta história é um símbolo, uma metáfora para Deus. Deus não está controlando, no sentido comum da palavra. Este é o primeiro sentido que temos de que Deus é amor – ‘você é meu filho, você tem idade suficiente para saber o que fazer; você é um ser humano, você não é um fantoche.’
Grace at Work por Laurence Freeman OSB