Quais são as características de um grupo de meditação cristã?
Por Kim Nataraja
A declaração de missão da Comunidade Mundial para Meditação Cristã é:
“Comunicar e nutrir a meditação conforme transmitida pelos ensinamentos de John Main na tradição cristã, no espírito de servir à unidade de todos.”
Quando um grupo de meditação pertence à Comunidade Mundial para Meditação Cristã? A resposta para isso em poucas palavras é: quando a justificativa para a oração silenciosa, que é a parte mais importante de uma reunião, é fundamentada no ensinamento de John Main OSB e Laurence Freeman OSB. A reunião semanal, é uma oportunidade de absorver o ensinamento mais profundamente. Elas nos dão um impulso espiritual a cada semana: parte do alimento de que precisamos para a jornada.
O grupo de meditação é diferente do grupo de oração comum. Embora a meditação não exclua outras formas de oração, ela é, para os meditadores, a base de sua vida espiritual. Portanto, o grupo de meditação semanal não se concentra em oração vocal, petição ou louvor.
Qualquer um é bem-vindo para se juntar a um grupo. Nunca são feitas perguntas sobre suas afiliações religiosas ou espirituais. Se as pessoas deixam claro que suas raízes estão em outra disciplina, elas são encorajadas a entrar e manter o silêncio da maneira como foram ensinadas e estão acostumadas. Mas o foco do grupo nunca se afasta dos ensinamentos de John Main e Laurence Freeman. Os recém-chegados logo descobrirão o quão universal esse ensinamento é, uma inspiração para qualquer um no caminho espiritual.
Algumas pessoas interessadas em começar um grupo de meditação podem muito bem começar atraindo outras pessoas oferecendo ioga e meditação ou tai chi/chi kung e meditação. Essas disciplinas são uma excelente preparação física para a meditação. Mas é importante enfatizar que a meditação que ensinamos é uma disciplina espiritual, não apenas uma forma de relaxamento e lidar com o estresse. É perfeitamente possível usar a meditação puramente por seus benefícios à saúde como uma técnica de relaxamento que altera o corpo e a mente e parar por aí. Mas isso seria uma oportunidade perdida; há muito mais na meditação do que seus efeitos fisiológicos no corpo. É uma disciplina no caminho para a transformação pessoal, para a clareza de visão e consciência total.
Deixe-me lembrá-lo do formato de um grupo de meditação cristã: O formato da reunião de meditação cristã segue o seguinte:
- Uma breve introdução – não mais que 10 a 15 minutos – incluindo um lembrete da disciplina básica.
- Indicação clara do início e do fim da meditação por meio do som de um gongo; talvez alguma música suave para ajudar as pessoas a se acalmarem.
- A oração introdutória da Comunidade: Pai Celestial, abra nossos corações à presença silenciosa do Espírito do seu Filho. Leve-nos para aquele silêncio misterioso, onde seu amor é revelado a todos que chamam. Maranatha, vinde, Senhor Jesus.
- 25 a 30 minutos de meditação
- Oração final
- Oportunidade para perguntas