A necessidade de objetivar Deus
Um trecho de John Main OSB, The Present Christ (abril de 1981), em MONASTERY WITHOUT WALLS: The Spiritual Letters of John Main, ed. L. Freeman (Norwich: Canterbury, 2006), p. 163.
Na Ressurreição, somos absolvidos da necessidade de objetivar Deus. Não precisamos mais falar com Deus, apaziguá-lo ou fazer-lhe petições. Seu Pai sabe quais são suas necessidades antes de você pedir a ele. Jesus nos garante. A partir daquele momento eterno em que Jesus despertou para sua união com o Pai, ultrapassamos a fase da infância espiritual. Nesse momento, amadurecemos até a plena estatura de Cristo. Este momento de Cristo encontra-se no centro do nosso ser, no nosso próprio coração, onde seu espírito vive e cresce como uma semente enterrada na terra.
Encontrar esse momento é o trabalho da meditação. É um trabalho alegre e vitalizante porque sabemos que o momento já amanheceu e nasce imperecivelmente. Uma vez que conhecemos essa união em nossa própria experiência, toda a nossa existência renasce. Estamos unidos em uma totalidade que é santidade. E tudo isso é obra de um momento, o momento de Cristo.
Não estamos apenas libertos da necessidade de ver a nós mesmos e a Deus dualisticamente. Na verdade, somos convocados a não fazer isso. Chegou a hora, na verdade, já está aqui quando somos chamados a adorar a Deus em espírito e em verdade. Ao dizer isso à mulher samaritana, Jesus nos chama a todos para uma nova dimensão de espiritualidade. Não podemos mais persistir no dualismo da infância espiritual e estar na verdade do momento de Cristo. A habitação do Espírito de Cristo não é apenas uma dádiva, uma oferta especial, uma graça que podemos aceitar ou recusar. É a realidade, a porta para o redil da união sem limites.
Após a meditação: um trecho de The Guest is Inside You, KABIR: Ecstatic Poems, versões de Robert Bly (Boston: Beacon Press, 2004), p. 61.
Eu tenho estado pensado na diferença
Entre água
E as ondas nela. Oscilando,
Águas são ainda água,
recuando,
é água, alguém me daria uma dica
de como chamar por nomes diferentes?
Já que alguém inventou a palavra
onda, preciso distingui-la
de água?
Há um Segredo dentro de nós;
Os planetas e as galáxias
Passam por suas mãos como missangas,
Um cordão de missangas que se deve olhar com
Olhos iluminados.