Carta 44 – Os Maus Pensamentos
Cara(o) Amiga(o)
Evágrio alcançou profundo discernimento psicológico sobre o funcionamento da mente humana. O fato de que os discernimentos, decorrentes de pensamentos cuidadosamente examinados, são essenciais para a mudança e a transformação só foi redescoberto no século 19, com Freud e Jung. Atualmente essa é uma hipótese de trabalho comumente aceita pela maioria dos psicoterapeutas e analistas. Muitos dos enunciados de Evágrio não estariam fora de lugar em um manual da psicoterapia moderna.
Em seu ensinamento sobre “observar os pensamentos”, ele distingue os seguintes como os mais importantes: “Há oito categorias gerais e básicas de pensamentos em que são incluídos todos os pensamentos. Primeiro vem a da ganância, em seguida, impureza, avareza, tristeza, raiva, acídia, soberba, e finalmente, o orgulho”. Encontramos, em uma carta anterior, o “demônio da acídia”, a aridez espiritual com seu sentimento de “que importância tem isso?” ou de “nada acontece nunca”, que tenta nos impedir de perseverar no caminho da meditação. Embora nós o encontremos em primeiro lugar, ele não é um dos mais importantes; estes são a ganância, a avareza e a busca pelo apreço: “Dentre os demônios que nos obstaculam a prática da vida ascética, há três grupos que lutam na linha de frente: aqueles a quem foram confiados os apetites da ganância, aqueles que sugerem pensamentos avarentos, e aqueles que nos incitam a procurar a estima dos homens. Todos os outros demônios os seguem e, por sua vez, atacam aqueles já feridos pelos três primeiros grupos “. É fácil ver quão desenfreados ainda andam esses “demônios” em nosso tempo atual!
A ganância dá início, portanto, a todo o processo, e se aplica a todos os aspectos da vida, não só ao alimentar. É considerada uma forma de apego obsessivo a tudo, que inclui capacidades físicas e intelectuais, conhecimento e bens materiais, por poucos que sejam. Poderia até mesmo se estender para as relações sexuais, daí a “falta de castidade”. A “Ganância” era realmente considerada como uma atitude geral de imoderação, por isso, na vida ascética, poderia se aplicar mais ao jejum extremo do que ao comer em excesso. Além disso, o perigo era que isso poderia facilmente levar à sujeição aos demônios da ‘vaidade’ e do ‘orgulho’: Abba Isidoro, o sacerdote, dizia: “Se você jejua regularmente, não fique inflado de orgulho, mas se você se julga superior por causa dele, então é melhor comer carne. É melhor para um homem comer carne do que ficar inflado com orgulho e se glorificar a si mesmo”.
A preocupação com a alimentação e o jejum poderia levar não apenas ao “orgulho”, mas também à “avareza”. O asceta poderia não estar disposto a quebrar o jejum para compartilhar uma refeição com o irmão que bate à porta, por causa de preocupações quanto a não ter comida suficiente para manter a própria saúde. Ao fazê-lo, ele também teria rompido com a virtude importante de oferecer hospitalidade.
“Tristeza” e “raiva” são consideradas demônios aparentados. Por “tristeza”, Evágrio não queria dizer “depressão” ou luto genuíno, mas sim uma tristeza que surge quando os desejos são contrariados. Ela era muitas vezes acompanhada pela “raiva” em relação àqueles que tinham as habilidades ou posses que os ascetas cobiçavam.
Pensamentos “perturbados”, ou “maldosos”, de “vaidade”, ou “orgulho” eram considerados por Evágrio os demônios mais perigosos, mesmo quando o asceta já estava bastante avançado no caminho: “O espírito de soberba é muito sutil e cresce facilmente nas almas daqueles que praticam a virtude. Ele os leva a desejar tornar as suas lutas conhecidas publicamente, para angariar o louvor dos homens…. O demônio do orgulho é a causa da queda mais prejudicial para a alma. Pois induz o monge a negar que é Deus quem o auxilia, e a considerar que ele mesmo é a causa da ação virtuosa.
Esta forma discursiva de meditação, a “observação dos pensamentos”, é um elemento essencial no caminho espiritual, que leva ao autoconhecimento, e ao conhecimento da Presença Divina.
por Kim Nataraja
Até a próxima semana!
Escola da Comunidade Mundial para a Meditação Cristã
BRASIL