Quaresma 2024

Sábado depois da Quarta-feira de Cinzas

Por Laurence Freeman OSB

Um dos grandes poetas ingleses e um dos meus favoritos é o brilhante, visionário e humanamente muito falho, Samuel Taylor Coleridge. Seus críticos duros dizem que ele “desperdiçou sua genialidade”. No entanto, ele permanece luminosamente amável e admirável por seus dons. Ele sofria de vício em láudano, uma forma de uso de ópio, que era inadequadamente compreendida na época. Teve efeitos ao longo da vida de doenças na infância, e pode ter sido bipolar antes que essa condição fosse reconhecida. Ele tinha uma força de atração notável combinando profundo e caloroso sentimento humano, uma grande mente e gênio literário. Seus amigos foram leais e amorosos através de seus momentos de fama e seus períodos de colapso. Um deles, o crítico Charles Lamb, disse que “[em] sua essência intocada ele é muito ruim: mas ele maravilhosamente melhora no dia seguinte e no rosto quando repete seus versos tem sua antiga glória – um arcanjo um pouco danificado”. Lamb condenou as pessoas que se referiam a ele como “pobre Coleridge”. Ele era um grande – ainda que danificado – arcanjo.

Coleridge escreveu alguns dos mais memoráveis e belos poemas da língua: o psicodélico Kubla Khan, The Ancient Mariner e o inesquecível Frost at Midnight para seu filho recém-nascido adormecido. Ele também foi um dos maiores críticos da literatura inglesa, embora, como em outros aspectos de sua vida malsucedida, incapaz de se conformar com os padrões de sucesso e respeitabilidade de seu tempo. Ele é a fonte da ideia literária da “suspensão voluntária da descrença” que nos permite entrar em grandes mundos ficcionais enquanto “sabemos” que eles são irreais. Outro grande insight – e por que estou descrevendo Coleridge assim para uma leitura quaresmal – surgiu tanto de sua compreensão de como a literatura e a mente funcionam, mas também de sua profunda e mística fé cristã. Ele chamou de “suspensão da nossa capacidade de comparação”.

Isso nos dá uma visão direta da simplicidade. É a capacidade de dar atenção integral e de sermos um com o que estamos prestando atenção. Ela não exclui nada, mas se entrega inteiramente naquele momento ao que estamos amando, porque a atenção pura transforma a objetificação em amor. Normalmente, quando nossa atenção é captada por algo bonito ou além do comum, temos um momento de admiração, mas logo começamos a comparar e contrastar. Esse belo rosto, vista ou poema é mais ou menos do que o anterior que me chamou a atenção? Em sites de namoro na internet, dizem-me, você clica de um perfil para outro comparando-os cada vez mais rapidamente e cada vez com mais solidão. Olhar, observar, dar atenção constante e indivisa sem compará-la com atrações anteriores ou possíveis futuras é contemplação. Abre em nós a ternura sem limites de amar eternamente a singularidade que encontramos.

É essa ternura que eu prezo e me admiro em Coleridge ao lado de seu gênio e suas asas de arcanjo danificadas. Seu pai costumava levá-lo à noite para contemplar as estrelas e galáxias. Mais tarde, Coleridge comentou: “Eu o ouvi com um profundo prazer e admiração; mas sem a menor mistura de deslumbramento ou incredulidade”. No entanto, isso não contradiz o que temos dito sobre o maravilhamento. Ele está dizendo que o maravilhamento é mais do que uma surpresa agradável passageira. É um estado. Ele explica que, antes de ver as estrelas, já havia desenvolvido um estado de maravilhamento profundo e contínuo, não dependente de impressões sensoriais ou novidades. “Minha mente estava habituada ao vasto, nunca considerei meus sentidos de forma alguma como o critério de minha crença.”

Em outras palavras, não precisamos procurar coisas para nos maravilhar. Tudo é transparente e luminoso. Devemos começar a desenvolver esse estado de espírito nos perguntando o porquê de não vermos a maravilha das coisas o tempo todo, porque ainda não estamos “habituados” ao vasto.


Texto original

Saturday after Ash Wednesday

One of the great English poets and one of my top favourites is the brilliant, visionary and humanly very flawed Samuel Taylor Coleridge. His harsh critics say he ‘wasted his genius’. Yet he remains luminously loveable and admirable for his gifts. He suffered from addiction to laudanum, a form of opium, which was inadequately understood at the time. He had lifelong effects from childhood illness and may have been bi-polar before that condition was recognised. He had a remarkable force of attraction combining deep, warm human feeling, a great mind and literary genius. His friends were loyal and loving through his moments of fame and his periods of collapse. One of them, the critic Charles Lamb, said ‘his essentials not touched he is very bad: but he wonderfully picks up another day and his face when he repeats his verses has its ancient glory – an archangel a little damaged’. Lamb condemned people who referred to him as ‘poor Coleridge’. He was a great – if damaged -archangel.

Coleridge wrote some of the most memorable and beautiful poems in the language: the psychedelic Kubla Khan, The Ancient Mariner and the unforgettable Frost at Midnight to his sleeping new-born son. He was also one of the greatest critics of English literature although, as in other aspects of his unsuccessful life, unable to conform to the standards of success and respectability of his time. He is the source of the literary idea of the ‘willing suspension of disbelief’ which allows us to enter into great fictional worlds while ‘knowing’ they are unreal. Another great insight – and why I am describing Coleridge like this for a Lenten reading – arose both from his understanding of how literature and the mind works but also from his profound and mystical Christian faith. He called wonder the ‘suspension of our capacity to compare’.

This gives us a direct insight into simplicity. It is the capacity to give undivided attention and to be one with what we are paying attention to. It excludes nothing but gives itself wholly in that moment to what we are loving, because pure attention turns objectification into love. Usually when our attention is caught by anything beautiful or beyond the ordinary, we have a moment of wonder but then quickly begin to compare and contrast. Is this beautiful face or view or poem more or less than the previous one that caught my attention? On internet dating sites, I am told, you click from one profile to another comparing them with increasing speed and the hunger of loneliness. To gaze, to behold, to give undivided steady attention without measuring it against previous or possible future attractions is contemplation. It opens in us the boundless tenderness of eternally loving the uniqueness we are encountering.

It is this tenderness I treasure and wonder at in Coleridge alongside his genius and his damaged archangel wings. His father used to take him out at night to behold the stars and galaxies. Later Coleridge remarked, ‘I heard him with a profound delight & admiration; but without the least mixture of wonder or incredulity’. However, this does not contradict what we have been saying about wonder. He is saying wonder is more than a fleeting pleasant surprise. It is a state. He explains that before seeing the stars he had already developed a deepening, continuous state of wonder not dependent on sense impressions or novelty. ‘My mind had been habituated to the Vast– & I never regarded my senses in any way as the criteria of my belief.’

In other words, we don’t have to look for things to wonder at. Everything is transparent and luminous. We should begin to develop this state of mind by wondering why we don’t see the wonder of things all the time because we are not yet ‘habituated’ to the vast.

Publicações similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *