Quinta semana da Quaresma 2024 WCCM

Segunda-feira da Quinta Semana da Quaresma

Por Laurence Freeman OSB

É quando nos despedimos de alguém que começamos a entender o que o tempo passado junto realmente quis dizer. O final de algo nos permite ver o todo, começo, meio e fim, e seu significado é mais fácil de ser entendido. Podemos sentir tristeza pela separação ou pela perda prestes a ocorrer. Podemos também sentir algumas oportunidades perdidas, o que faz com que sintamos não apenas termos passados momentos maravilhosos juntos, mas também que algo está incompleto e há um vestígio potencial do que não foi realizado.

Talvez seja por isso que as despedidas irlandesas demoram tanto, para que as pessoas tenham tempo para refletir sobre todos esses sabores de significado antes de partirem. Mas, provavelmente também não seja isso, talvez apenas gostem de conversar, e as pessoas tendem a falar mais no final porque pode ser que não haja outra oportunidade.

Dizer adeus – como Jesus está fazendo em muitas das passagens das Escrituras que leremos entre agora e a Semana Santa – a semana do longo adeus – nos impressiona porque o que passou pode nunca mais se repetir. Podemos dizer ‘au revoir’ ou ‘hasta la vista’ ou ‘até breve’ – mas saibamos que, se e quando o fizermos, seremos pessoas diferentes. Nós nos reconheceremos, mas quanto poderá ter sido esquecido, descartado ou terá desaparecido completamente das páginas da memória. De certo modo, então, em cada reunião futura começaremos de novo.

Cada despedida é uma morte sofrida na esperança de uma ressurreição. Mas a certeza da esperança – que é a fé – não significa que a morte não transforme e transfigure tudo. Compreensivelmente dizemos: ‘Não vamos esperar tanto para nos vermos de novo.’

Há uma singularidade e uma não repetibilidade em cada encontro, em todas as relações e contatos, por mais breve ou duradouro que sejam, íntimo ou superficial. A singularidade é a impressão digital de Deus em tudo nesta vida no tempo e no espaço.

Nicholas de Cusa foi um grande pensador cristão do século XV – cardeal e reformador ativista da igreja– visto hoje como uma transição entre o mundo medieval e o mundo moderno. Ele antecipou muitos temas da modernidade. Seu principal insight foi a “coincidência de opostos”, como sendo a base da verdade e, portanto, uma maneira especialmente boa de descrever Deus.

Significa que Deus não precisa mais ser pensado como separado e fora do mundo humano e natural que Ele chamou para existir. Ele está aqui conosco mesmo quando está ausente e está ausente, ou se ocultando, quando Ele se faz mais presente. Aprendi recentemente que Nicholas foi a primeira pessoa a estudar o crescimento das plantas e ver que as plantas obtêm nutrição do ar – e que o ar tem peso. Incrível o quanto podemos fazer na vida quando não gastamos tempo com o tempo – economizando em dispositivos e tentando tornar nossas vidas mais convenientes ou produtivas.

Aproximar-se de Deus como a base do ser une até os objetos mais polarizados da consciência na “origem sempre presente” e amplia a tenda da consciência que é a nossa casa neste universo. Isto muda até mesmo a finalidade da morte, e assim fazem   as despedidas cotidianas um pouco mais fáceis.


Texto original

Monday Fifth Week of Lent

It is when you say goodbye to someone that you understand what the time you spent together really meant. The ending of something allows you to see it as a whole, beginning, middle and end, and its meaning is easier to grasp. You might feel sorrow at the separation or the loss about to occur. You might sense some missed opportunities, which makes it feel you not only had a wonderful time together but also that something is incomplete and there is a residue of unrealised potential.

Maybe this is why Irish goodbyes take so long, so that people have time to reflect on all these flavours of meaning before they leave. But, probably not, they just enjoy talking, and people tend to talk more at the end because perhaps there will not be another opportunity.

Saying goodbye – as Jesus is doing in many of the passages of scripture we will read between now and Holy Week – the week of the long goodbye – impresses on us that what is past can never be repeated. We may say ‘au revoir’ or ‘hasta la vista’ or ‘see ya again soon’ – but we know that, if and when we do, we will be different people. We will recognise each other but how much will have been forgotten, discarded or have wholly faded from the pages of memory. In a sense, then, at every future reunion we will be starting again. Every farewell is a death undergone in the hope of a resurrection. But the certainty of hope – which is faith – does not mean that death does not transform and transfigure everything. Understandably, we say Let’s not leave it too long before next time.

There is a uniqueness and unrepeatability in every encounter, all relationships and contact, however brief or enduring, intimate or superficial. Uniqueness is the fingerprint of God in this life on everything in time and space.

Nicholas of Cusa was a great Christian thinker of the 15th century – cardinal and active church reformer – seen today as a transition between the medieval and the modern world. He anticipated many themes of modernity. His key insight was the ‘coincidence of opposites’ as being the ground of truth and so an especially good way of describing God. It means that God no longer needs to be thought of as separate and outside the human and natural world that He had called into being. He is here with us even when He is absent and absent, or self-concealing, when He feels most present. I learned recently that Nicholas was the first person to study plant growth and see that plants gain nourishment from the air – and that air has weight. Amazing, how much we can do in life when we are not wasting time with time-saving devices and trying to make our lives more convenient or productive.

Approaching God as the ground of being unites even the most polarised objects of consciousness in the ‘ever-present origin’ and widens the tent of consciousness which is our home in this universe. This changes even the finality of death, and so makes the daily goodbyes a little easier.

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