Quinta semana da Quaresma 2024 WCCM

Terça-feira da Quinta Semana da Quaresma

Por Laurence Freeman OSB

Uma característica central do ensino espiritual indiano é maya. Originalmente significava o poder mágico pelo qual os deuses podiam convencer os seres humanos de que o irreal é real. Mais tarde, denotou a força cósmica que torna convincentemente real e duradouro todo o mundo fenomenal. Este pode ser um ensinamento atraente no nível mental, mas assustador quando se trata de experimentá-lo e realizá-lo para si mesmo.

É atraente porque parece oferecer uma rota de fuga – caso você precise dela ou decida correr o risco de segui-la – que leva dos problemas deste mundo para um mundo real imaginado como um resort celestial totalmente composto de paz e alegria e de uma equipe generosa. Ramana Maharshi, a personificação – se alguém o é – da sabedoria da mente oriental, é caracteristicamente não-dual quanto a isso. Sim, o mundo tal como o vemos e sofremos é irreal, como uma imagem projetada numa tela ou palavras escritas numa página em branco. Mas este conceito de sua irrealidade é um espinho usado para remover um espinho. Uma vez que tenhamos realmente verificado a natureza ilusória do mundo – uma projeção das nossas mentes dominadas pelas forças do ego – não precisamos mais rejeitá-la.

Ramana disse: “No nível daquele que segue uma busca espiritual, tem-se que dizer que o mundo é uma ilusão. Não há outro caminho. Quando alguém esquece que ele mesmo é Brahma, que é real, permanente e onipresente, e se ilude pensando que é um corpo no universo que está repleto de corpos transitórios, e sofre por essa ilusão, você tem que lembrá-lo que o mundo é irreal e uma ilusão.” Mas quando sua visão atravessa a natureza ilusória, você vê que Deus e o universo são um, o papel e as palavras nele são um.

Então, este é um problema resolvido? Ou um caminho indicado? Somente a prática e a paciência podem nos levar gradualmente a ver o significado exato da “natureza ilusória do mundo”. Se não vemos o seu significado, roubamos a ideia para aumentar o nosso mundo ilusório e estreitar nossa visão da realidade. No entanto, a experiência prova que o mundo em que pensamos viver como real é uma projeção de medos, desejos e interpretações erradas. É claro que queremos escapar da dor disso. Mas é em sua própria natureza ilusória que deveríamos trabalhar primeiro.

Uma prática de meditação fará isso com um efeito, inicialmente, temporário e, por fim, ininterrupto. Podemos, a qualquer momento, deixar de nos preocupar e de nos enfurecer, simplesmente voltando-nos para o dourado resplendor do reino dentro de nós. Ele está próximo, mesmo que o caminho pareça estreito. Mude de ideia, redirecione o foco de sua atenção e deposite sua confiança na realidade que aparece.

Será este um apelo sedutor para nos separar daqueles que amamos e para desviar friamente a nossa atenção de um mundo sofredor para o qual deveríamos, em vez disso, trazer compaixão engajada? Primeiro, devemos chegar ao ponto onde a ilusão e a realidade se confrontam e então fazer a escolha antes de pré-julgarmos.

Recentemente, eu estava subindo uma escada rolante imensamente longa e íngreme em um aeroporto. Não gosto de altura, mas me virei para olhar para baixo. Vi uma família separada se reagrupando. Enquanto eu subia, eles ficavam mais distantes e menores, mas vi seus esforços acontecendo em um espaço cada vez mais amplo. À medida que fiquei mais distante, também pude me sentir mais próximo. Talvez morrer seja assim.

Você não pode dizer por observação quando o reino de Deus aparecerá. Você não pode dizer ‘olhe, está aqui ou está ali’… pois o reino está dentro, fora, entre, entre, ao seu redor. Pensar que podemos vê-lo localizado em qualquer lugar diferente de todos os lugares simultaneamente é maya.


Texto original

Tuesday Fifth Week of Lent

A key feature of Indian spiritual teaching is maya. It originally meant the magic power by which gods could convince humans that the unreal is real. Later it denoted the cosmic force that makes the whole phenomenal world convincingly real and enduring. This can be an attractive teaching at the mental level but a frightening one when it comes to experiencing and realising it for oneself.

It’s attractive because it seems to offer an escape route – should you ever need it or decide to risk taking it – out of the problems of this world into a real world imagined as a celestial resort wholly composed of peace and joy and selfless staff. Ramana Maharshi, the embodiment if anyone is of the wisdom of the eastern mind, is characteristically nondual about this. Yes, the world as we see and suffer it is unreal, like an image projected onto a screen or the words written on a blank page. But this concept of its unreality is a thorn used to remove a thorn. Once we have actually verified, the illusory nature of the world, as a projection of our minds dominated by ego-forces, we no longer have to reject it.

Ramana said: ‘At the level of the spiritual seeker you have got to say that the world is an illusion. There is no other way. When someone forgets that he is Brahman, who is real, permanent and omnipresent, and deludes himself into thinking that he is a body in the universe which is filled with bodies that are transitory, and labours under that delusion, you have got to remind him that the world is unreal and a delusion.’ But when you see through its illusory nature you see that God and the universe are one, the paper and the words on it are one.

Is this a problem solved? Or a path indicated? Only practice and patience can lead us gradually to see exactly what the ‘illusory nature of the world’ means. If we don’t see its meaning, we steal the idea to increase our illusory world and narrow our vision of reality. Yet experience proves that the world we think we live in as real is a projection of fears, desires and misreadings. Of course we want to escape the pain of this. But it is its illusory nature itself we should first be working on.

A practice of meditation will do this with an, at first, temporary and, eventually, unbroken effect. We can at any moment cease to worry and rage, simply by turning to the golden radiance of the kingdom within us. It is close at hand even if the path seems narrow. Change your mind, redirect the beam of your attention and place your trust in the reality that appears.

Is this a seductive call to separate us from those we love and to coldly turn our attention from a suffering world that we should rather bring engaged compassion to? First, we should come to the place where illusion and reality confront and then make the choice before we prejudge.

Recently I was on an immensely long and steep escalator at an airport. I don’t like heights but I turned around to look down. I saw a separated family regrouping themselves. As I went higher, they receded and became smaller but I saw the efforts happening in an ever-greater space. As I became more distant, I could also feel closer. Maybe dying is like this.

You cannot tell by observation when the kingdom of God will appear. You cannot say ‘look here it is or there it is’… for the kingdom is within, outside, among, between, around you. To think we can see it located anywhere except everywhere simultaneously is maya.

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